sábado, 15 de fevereiro de 2020

Procurador pede que TCU apure diárias e viagens de Guedes

Procurador pede que TCU apure se diárias e viagens de Paulo Guedes estão dentro a lei.
Guedes fala ao público do Fórum Guedes fala ao público do Fórum | World Economic Forum/Walter Duerst

O Globo - Por Lauro Jardim

O sub-procurador Lucas Furtado enviou uma representação ao TCU em que pede providências do tribunal para "verificar possível irregularidade relacionada aos pagamentos de diárias e passagens aéreas" utilizados por Paulo Guedes.
Na representação, Furtado destaca uma informação publicada pela "Folha de S. Paulo" de que Guedes "recebeu dos cofres públicos até julho de 2019 diárias para dar expediente na cidade onde mora, no Rio de Janeiro, incluindo em datas sem compromisso na agenda".
A soma dá um total de 60 viagens "bancadas com dinheiro público" em 2019. Dessas, "38 aconteceram a partir de quinta-feira, tendo como destino o Rio de Janeiro". Segundo Furtado, são gastos "altamente indecorosos".
Furtado não deixou de lado em seu texto nem o episódio da Disney. Segundo o subprocurador, a relação de viagens e diárias de Guedes contrastam "com a suposta e indevida facilidade das “domésticas” para custearem, com recursos próprios, suas viagens de lazer"
Eis o pontos que Furtado pede que o TCU apure se:
*"as viagens que coincidiram com os finais de semana, atenderam interesse público ou privado".
*"seria legítimo, legal e adequado do ponto de vista moral o pagamento de indenização por despesas extraordinárias com pousada, alimentação e locomoção urbana quando o beneficiário, que já recebe auxílio moradia por não residir em Brasília, se desloca até a cidade onde têm residência".
Segundo ressalta Furtado em sua representação, "o princípio da moralidade, independentemente de eventuais autorizações legais quanto às despesas em questão, já deveria bastar para conter ações" como essas

Nenhum comentário:

Postar um comentário