domingo, 8 de abril de 2018

Quarta edição do Governo Presente leva serviços gratuitos de cidadania e saúde ao município do Paulista

Com o objetivo de potencializar práticas que dialoguem com a juventude, fortalecendo ações de garantia dos direitos e o resgate da cidadania, o governador Paulo Câmara comandou, na manhã deste sábado (07), a quarta edição do programa Governo Presente. Com atividades que se estenderam durante toda a manhã na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor José de Alencar, no bairro de Maranguape I, o mutirão foi marcado pela inauguração da Estação regional do Paulista e pelo lançamento do programa Cidadão Conectado, iniciativa da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) que passa a disponibilizar Internet gratuita para a população das regiões beneficiadas pelo Governo Presente.
"Nós temos todo um calendário dentro do programa Governo Presente para fazer ações integradas de cidadania. O importante é a população saber que, ao longo dos finais de semana, principalmente aos sábados, ela vai contar com espaços como este de cidadania, para ter a oportunidade de resolver questões que, durante a semana, não consegue. E, ao mesmo tempo, saber que o Estado e o município estão trabalhando muito para oferecer serviços a contento diante de cenários tão difíceis. A população pode ter certeza que iremos levar ações como essas de hoje para todas as cidades da Região Metropolitana e ampliar, no futuro, para todo o Estado. Dessa forma vamos oferecer cada vez mais cidadania e a população saberá que pode contar com o seu Estado e o seu município em ações integradas em favor do povo", destacou o governador.
Assim como nas três edições anteriores, foram ofertados serviços como emissão de RG, CPF e segunda via das certidões de nascimento e casamento. Atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia e aferição de pressão também foram oferecidos à população. Consultas ao Detran-PE, Celpe, Compesa e realização de inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família foram muito procuradas durante a ação. O programa oferece, além dos serviços já citados, orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. O atendimento é rápido e totalmente gratuito. A ação também contou, na parte cultural, com a oficina de grafitagem, coordenada pelo artista Galo de Souza.
O secretário da pasta responsável pela ação, Cloves Benevides, comemorou o fortalecimento do programa em 2018. "Mais uma vez o governo do Estado se soma às várias secretarias com uma ampla oferta de serviços, agora em parceria com o município do Paulista. As ações de cidadania foram fortalecidas em 2018, e nós estamos seguindo rigorosamente um calendário e melhorando a cada semana", afirmou. Para o prefeito do Paulista, Júnior Matuto, o dia de hoje é de muita comemoração. "Já firmamos diversas parcerias com o Governo do Estado, mas o dia de hoje é marcante para o povo do Paulista e principalmente para a juventude. É um dia não apenas do Governo Presente, mas de muita inclusão, principalmente para aqueles que mais precisam", ressaltou.
Beneficiada pelos serviços do mutirão, a estudante Joana Dark Fidélis, de 37 anos, falou sobre as ações de cidadania ofertadas durante o sábado. "Vim fazer a 2ª via da certidão de nascimento da minha filha. Ainda não tinha conseguido por outros meios, mas agora ficou muito mais fácil com esse serviço. Soube desse projeto gratuito, vim e consegui. Se não fosse por ele, não teria tirado. Achei muito prático, inclusive, vou resolver também um problema no Detran aqui. Quando cheguei, vi que tinha um trailer deles e vou aproveitar", garantiu.
Com quase 40 mil atendimentos apenas no primeiro trimestre deste ano, a ação de cidadania é um sucesso. A meta para 2018 é aumentar em 40% a resolução de conflitos de vizinhança e familiares. A iniciativa, que é o braço social do Pacto Pela Vida, busca fortalecer as diretrizes do Plano Estadual de Segurança, desenvolvendo estratégias de prevenção social da violência, qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia para os beneficiados. As intervenções são articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo parcerias entre secretarias estaduais, municipais e instituições privadas.


ESTAÇÃO DA CIDADE - Inaugurada neste sábado (07), na Praça Emílio Russel, no bairro de Maranguape I, a abertura do espaço faz parte das expansões do Governo Presente em 2018, estratégia que prevê ainda a ampliação das atuações para o Cabo de Santo Agostinho. As Estações são unidades de referência na execução do programa, fazendo com que as oficinas ofertadas pelo GP e Juventude Presente sejam porta de entrada para a proteção social da comunidade. O objetivo, acima de tudo, é estar mais próximo da população, ampliando as parcerias locais.


CIDADÃO CONECTADO - Durante a visita ao município do Paulista, o governador Paulo Câmara também inaugurou um importante programa de inclusão tecnológica. Trata-se do Cidadão Conectado, criado para facilitar a disponibilização de Internet gratuita para a população que mora em torno das Estações do Governo Presente. O programa é uma criação da Secretaria de Administração (SAD), com iniciativa da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), que será responsável pela disponibilização, manutenção e controle do acesso dos usuários. 
O serviço será oferecido de segunda à sexta, das 18h às 6h, e aos finais de semana, feriados e pontos facultativos durante todo o dia. A Internet cedida é oriunda de prédios públicos estaduais e os moradores terão acesso a 1,5 gigas bps de internet em praças ou pontos considerados de espaço coletivo de convivência, proporcionando aos cidadãos a possibilidade de solucionar demandas pessoais e profissionais, além de estimular a utilização da Internet como ferramenta de desenvolvimento intelectual e de lazer.

GOVERNO PRESENTE - O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando, desde 2008, em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Estado intervêm buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista. Serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário