terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Na regra para delações, Temer ganha tempo

Mas quebra de sigilo pode minar norma para afastar ministros
Blog do Kennedy
O presidente Michel Temer criou uma regra para enfrentar as delações da Odebrecht. Citados nas delações ficarão nos cargos até eventual denúncia do Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal, afirmou o presidente em pronunciamento hoje. Uma vez denunciados, ministros seriam afastados temporariamente.
Como essas denúncias tendem a demorar meses ou até mais de um ano para serem feitas pelo Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal, Temer ganha tempo caso o sigilo das delações da Odebrecht acabe em breve.
No entanto, o tamanho do estrago político em relação a integrantes do governo com o fim do segredo das colaborações poderá inviabilizar a regra anunciada hoje pelo presidente.
Por último, Temer tenta mostrar ao mercado financeiro e ao empresariado que busca tempo para aprovar as reformas no Congresso e melhorar a economia. Se ocorrer essa melhora, seria a melhor blindagem política para o governo.
Temer decidiu falar hoje porque a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo e a concessão de status de ministro a Moreira Franco geraram na opinião pública temores de uma articulação para enterrar a Lava Jato. O presidente decidiu reagir diretamente, negando, mais uma vez, possibilidade de interferência nas investigações

Nenhum comentário:

Postar um comentário