terça-feira, 15 de novembro de 2016

Angelim e suas origens


Predio da antiga estação do trem da Great Western, atualmente Escola Municipal Miguel Calado

O jornalista Roberto Almeida do Blog Homônimo, estará publicando dados sobre municípios pernambucanos usando os dados do livro de Homero Fonseca, caruaruense radicado no Recife, com passagens pelos principais veículos de comunicação de Pernambuco, em 2013 publicou o livro intitulado “Pernambucânia”, que traz uma pesquisa sobre as origens de todas as cidades do Estado.

Ele começou com a nossa cidade Angelim: localizada a 19 km de Garanhuns e que tem uma população estimada pelo IBGE,  em 2016, na faixa de 10.965 habitantes. De acordo com Homero Fonseca, a maior parte da população se concentra na cidade (zona urbana).
 
ORIGENS

Foi ao lado da estação ferroviária da antiga Great Western, inaugurada em 1885, que se aglutinou a povoação, como muitos municípios pelo Brasil afora, na segunda metade do século XIX. Até então, todo o deslocamento de pessoas e mercadorias naquela zona era feito no lombo de animais. Com a estação Sigismundo Gonçalves, começaram a surgir casas comerciais e, em seguida, residenciais.

O distrito de Angelim, que pertenceu a Garanhuns e Canhotinho, foi criado em 1908 e elevado a cidade 20 anos depois. Segundo a tradição, a origem do topônimo se deve a uma grande árvore, à sombra da qual era realizada semanalmente uma feira, hoje localizada à rua São José.

Angelim é uma árvore da família das leguminosas, encontrada no Brasil, na Índia e na China, de madeira muito rija.

Nenhum comentário:

Postar um comentário