sábado, 16 de abril de 2016

De olho na saúde dos servidores, GRE do Agreste Meridional comemora o Dia Mundial da Voz

Desde 2003, a data 16 de abril ficou conhecida como o Dia Mundial da Voz. Este momento reservado aos cuidados com a saúde vocal vem ganhando visibilidade internacional e já entrou para o calendário de atividades da GRE do Agreste Meridional. Antecipando-se à data, a instituição dedicou a manhã de ontem (14) para um trabalho diferenciado com servidores da rede estadual de ensino dos 22 municípios da região.

A atividade faz parte do plano de ação do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) de Pernambuco, no que diz respeito ao olhar para a saúde do trabalhador. Ela tem como objetivo principal promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para garantia da saúde, por meio da disseminação do conhecimento de forma a auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. 

Participaram do encontro representantes das equipes gestoras e do corpo docente das escolas da rede estadual. Eles receberam orientações acerca dos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer tanto a qualidade de vida, quanto suas próprias sobrevidas. Sob a coordenação da fonoaudióloga do NAS da GRE Agreste Meridional, Beatriz Araújo, o evento serviu para informar, também, sobre a prevenção das doenças no aparelho fonador e serviços de cuidados com a voz. Quem esteve presente, ainda participou de um plantão tira-dúvidas e de atendimentos individualizados, nos casos de atenção prioritária. 

Esta ação para o Dia Mundial da Voz marca o início das atividades de Educação Vocal junto às unidades escolares estaduais que serão realizadas durante 2016 pela GRE, através do NAS. Rodadas de oficinas nas escolas sobre o tema já estão previstas para o calendário deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário