sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PT reage a pedido do PSDB para extinção da legenda

De O Globo - Isabel Braga
Ação foi apresentada por tucanos na Procuradoria-Geral Eleitoral
Os petistas reagiram com ironia à representação feita pelo PSDB à Procuradoria-Geral Eleitoral pedindo investigação sobre o suposto recebimento, pelo PT, de recursos de origem estrangeira, e a extinção do partido, caso fique comprovada a prática. A representação tomou por base informações prestadas pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró sobre recursos de empresa de Angola na eleição de 2006. Além de classificar a atitude como antidemocrática e mais um factoide, os petistas partiram para o ataque e afirmaram também pedirão que as denúncias feitas por Cerveró contra os tucanos sejam apuradas.
A ação foi apresentada pelo vice-presidente jurídico do PSDB e líder da bancada na Câmara, Carlos Sampaio (SP) na última quarta-feira. De acordo com as informações prestadas por Cerveró, a campanha à reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 teria recebido R$ 50 milhões em propina, provenientes de uma negociação para a compra de US$ 300 milhões em blocos de petróleo na África em 2005. Segundo Cerveró, o dinheiro seria originário da estatal petrolífera angolana Sonangol.
— É absolutamente uma medida com falta de seriedade. O (Carlos) Sampaio, que viu naufragar a tentativa de impeachment em aliança que estabeleceu com Eduardo Cunha, e após inúmeras tentativas para não reconhecer o resultado final das eleições, tenta como cartada final o fim do PT. Revela desespero, uma visão autoritária e reacionária que a cada dia se consolida no PSDB — criticou o vice-líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), destacando que o governo FHC, o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra e atual presidente, Aécio Neves, também foram citados por delatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário