segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os que querem o lugar de Cunha



Da Folha de S.Paulo – Débora Alves e Gustavo Uribe
A visível fragilidade dos apoios partidários que têm sustentado no cargo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), especialmente após o distanciamento do PSDB na semana passada, reacendeu as discussões em torno de quem vai sucedê-lo. Na tentativa de conseguir um consenso, tem ganhado força a indicação de "nomes históricos" do PMDB, independentes e que transmitam estabilidade. Nessa linha, são lembrados Osmar Serraglio (PR), que relatou a CPI dos Correios, e José Fogaça (RS), ex-prefeito de Porto Alegre.
Na base aliada, quem também já sonda seus pares é o vice-líder do governo, Silvio Costa (PSC-PE), crítico contumaz de Cunha, mas que não agrada a maioria.
Outro nome que circula na Casa é o de Júlio Delgado (PSB-MG), que disputou o cargo contra o peemedebista este ano. Em situação semelhante está Jarbas Vasconcelos (PE) que, apesar de correligionário do presidente da Câmara, faz oposição aberta a ele.
A avaliação de aliados e adversários é de que, pela personalidade do peemedebista, a renúncia é praticamente descartada, cabendo apenas a possibilidade de cassação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário