segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O “olho crítico” de Maurílio sobre as manifestações deste domingo

Maurílio Ferreira Lima - reprodução internet
O ex-deputado Maurílio Ferreira Lima (PMDB) acompanhou em casa, pela televisão, os protestos deste domingo (16) contra o governo de Dilma Rousseff.
Houve protestos em cinco cidades pernambucanas e o mais expressivo ocorreu na Avenida Boa Viagem, onde foram vistos, entre outros políticos, os deputados federais Daniel Coelho, Betinho Gomes, Bruno Araújo (PSDB) e Raul Jungmann (PPS).
Veja, abaixo, as observações de Maurílio Ferreira Lima sobre as manifestações:
I- Acompanhei atentamente todas as imagens de TV das manifestações e o aspecto físico dos manifestantes. Voltei a ver e revi tudo para ser honesto nas minhas observações.
II- Vi famílias acompanhadas de crianças e até animais de estimação. Grande parte dos homens tinha cabelos brancos, o que mostra o envelhecimento da população.
III- Vi muitas mulheres e jovens, a totalidade tinha cabelos longos, sem nenhum traço de terem sido estirado em salões de beleza, o que mostra ausência de ascendência negra.
IV- Não lembro de ter visto nenhum negro ou mulato escuro, o que me fez raciocinar que foi uma manifestação típica da classe média, da qual faço parte.
V- Não me lembro de ter visto nenhum mulato escuro ou negro. Se houve, era um número insignificante. Vou rever as imagens da BAHIA para ver se encontro algum preto.
VI – Como todo manifestante gritava ou cantava, todos tinham dentes à mostra. Realço esse detalhe porque faltar dentes na boca só ocorre com os pobres.
VI- Dessa vez os punks não deram uma nota pitoresca à manifestação e não lembro de ter visto gays ou lésbicas.
VII- Todas essas observações não desmerecem a importância e relevância das manifestações, porque, em toda sociedade humana e moderna, a classe média é formadora de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário