terça-feira, 31 de março de 2015

Reajuste do governo para piso dos professores é aprovado por 27 votos a 11

Do blog do jamildo


Alunos e professores protestam próximo à Alepe. Foto: BlogImagem.
Alunos e professores protestam próximo à Alepe. Foto: BlogImagem.

O projeto com a proposta do governo do Estado, que faz adequação do salário de quatro mil professores ao piso nacional, foi aprovado por 27 votos favoráveis e 11 contra no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça (31).
A proposta, que passou na Comissão de Educação nessa segunda com voto do governo, fixa o piso em R$ 1.917.
A celeuma para aprovação do projeto se deu porque o Sindicato dos Professores (Sintepe) destacou que o reajuste não vai atender toda a categoria, e vai acabar com a diferença salarial entre os profissionais que têm apenas ensino médio e os que possuem graduação em nível superior.
O impasse levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a abrir um inquérito para apurar o descumprimento da lei federal do piso dos professores no Estado.
Pela proposta, o piso será aplicado para as carreiras de professor com Licenciatura Plena e com formação em Magistério, desde que o educador não tenha habilitação específica e cumpra jornada de trabalho de 200 horas-aula no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O pagamento será retroativo a janeiro. O impacto orçamentário é de 17,2 milhões de reais por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário