sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O JULGAMENTO DO "SÉCULO" FABRICADO PELA MÍDIA : UM FIASCO




A tentativa da mídia brasileira de transformar em espetáculo do século - 'em um século que mal se inicia' - o julgamento do processo do mensalão, está sendo ridicularizada, de forma bastante elegante, pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, 'Fez-se a tentativa de espetáculo midiático. Tentativa em vão. Os jogos olímpicos sobrepujaram, em muito, na audiência televisiva o chamado “julgamento do século”, expõem Fonteles no seu blog. Ele aponta: 'as cadeiras, no plenário da Corte suprema, estão vazias, vazio está o enorme espaço defronte ao prédio, inutilmente cercado, onde se notam presenças esparsas de seguranças ociosos'.
Em seguida, alfineta o Judiciário ao definir que ele 'ressente-se – isso é manifesto – de conhecimento público, mormente nos estamentos superiores de sua estruturação. O linguajar hermético; os pronunciamentos longos, volteados de erudição, afastam os jurisdicionados'.
Com a inspiração franciscana que lhe é peculiar, Fonteles ensina: 'O ato de julgar, para mim, é antes de tudo ato de ensinar. Não pode ser visto como ato excelso de impor o que decidido foi. E, para ensinar, devemos nos colocar na mesma perspectiva de quem busca o  ensinamento,  para que o aprendizado aconteça'. (Informe JB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário