terça-feira, 9 de agosto de 2016

Inscrições para o SSA da UPE terminam nesta sexta-feira (12/08)

Terminam nesta sexta-feira (12/08) as inscrições para os candidatos interessados em ingressar na Universidade de Pernambuco (UPE) através do seu Sistema Seriado de Avaliação (SSA). As inscrições são realizadas, exclusivamente pela internet,com taxa de R$ 90,00. É obrigatório que o candidato possua CPF próprio e conta de e-mail válida.
http://processodeingresso.upe.pe.gov.br

O número de vagas ofertadas não mudou, a UPE oferece 3.460 vagas, distribuídas em 11 campi da instituição, para 53 cursos de graduação, sendo: 1.730 no SSA e 1.730 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

Desde o Processo de Ingresso 2016, em substituição do Vestibular, a UPE decidiu adotar o ingresso através do Sisu, que acontece após a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e são aplicadas pelo Inep/Mec em dois dias consecutivos, de acordo com cronograma específico e regras próprias.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.


PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
SSA: 11/07 à 12/08/2016
Solicitação de isenção (candidatos com NIS): de 11 a 15/07/2016
Taxa: R$ 90,00, com pagamento até 16/08/2016

CALENDÁRIO DE PROVAS:
ENEM: 05 e 06 de novembro de 2016 (ingresso pelo Sisu)
SSA 3: 13 e 14 de novembro de 2016 (manhã)
SSA 2: 27 e 28 de novembro de 2016 (manhã)
SSA 1: 04 e 05 de dezembro de 2016 (manhã)--

Morre Vice-prefeito de Saloá vitima de quada de moto


Por volta das 17 horas dessa terça-feira, 09/08, um acidente de moto foi registrado no município de Saloá, agreste meridional de Pernambuco, onde vitimou o atual vice-prefeito, Zé Antônio do Leite de aproximadamente 38 anos de idade.
Segundo informações, com a queda da moto, Zé Antônio quebrou o pescoço e decepou a orelha e no momento ele não usava capacete e estava em alta velocidade. Mesmo socorrido pelo SAMU local, chegou ao Hospital Municipal Josina Godoy sem vida. O acidente aconteceu a poucos metros da cidade e pegou todo mundo de surpresa, pois, Zé Antônio era uma pessoa muito conhecida na cidade de na região de Saloá. O corpo ainda está na pedra do hospital e será em seguida levado para o IML de Caruaru.(Do blog do poeta)

O que José ‘23 milhões’ Serra vai responder para Bernie Sanders?

247 - O jornalista Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, cobra o chanceler interino, José Serra, acusado de receber R$ 23 milhões em caixa 2, que responda a carta do senador americano Bernie Sanders contra o golpe no Brasil. 
"Pessoalmente, gostaria de ver Serra respondendo a Sanders. Mas sei que ele é covarde demais, pequeno demais, canalha demais para se opor a um cidadão eminente dos Estados Unidos. Sua cara de mau está reservada a venezuelanos, bolivianos e africanos em geral", escreve o jornalista.
Para ele, a declaração do senador americano contra o golpe "foi mais uma demonstração extraordinária de quanto o golpe é rejeitado e desprezado no mundo". Nogueira diz ainda que "a plutocracia achou que poderia dar um golpe sem consequências morais na cena internacional. A Globo montaria uma farsa e a comercializaria, como se fosse uma novela, ao planeta", mas "não deu certo".
Leia aqui a íntegra.

Juíza pega 6 anos e 8 meses de cadeia por corrupção

Do blog de Magno Martins

A juíza federal Maria Cristina de Luca Barongeno, da 23ª Vara Cível de São Paulo, foi condenada a seis anos e oito meses de prisão e multa, além da perda do cargo, sob a acusação de corrupção.
A ação tramita sob sigilo no Tribunal Regional Federal da 3ª Região e cabe recurso da decisão. O relator é o desembargador Peixoto Júnior. Foi estabelecido o regime semiaberto para início do cumprimento da pena.
Segundo a denúncia, a juíza agia em cumplicidade com advogados ao direcionar ações para a sua vara e proferir sentenças que favoreciam empresas com dívidas milionárias junto à Previdência Social e ao fisco.

Mordaça olímpica



Torcedores protestam contra Michel Temer em partida de futebol pela Olimpíada no Mineirão
Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
vaia no Maracanã foi só o começo. Desde que os atletas entraram em cena, as arenas da Olimpíada viraram palco de protestos contra o governo interino. As manifestações têm sido reprimidas pela polícia. Em ao menos dois episódios, torcedores foram expulsos da arquibancada depois de exibir cartazes com a inscrição "Fora, Temer".
No Rio, um homem foi retirado do Sambódromo por quatro agentes da Força Nacional de Segurança. Ele assistia ao tiro com arco ao lado da mulher e dos filhos. Seu crime: carregar um cartaz contra o presidente interino.
Em Belo Horizonte, a PM expulsou do Mineirão 12 torcedores que assistiam a uma partida de futebol. Eles exibiam cartazes em inglês contra o impeachment e usavam camisetas com letras gigantes, que juntas formavam a expressão "Fora, Temer".
As duas ações foram filmadas com celulares e já somam mais de 3 milhões de exibições nas redes. É bem provável que estimulem novos protestos nos próximos dias.
A organização dos Jogos disse apoiar a repressão policial. "Queremos arenas limpas", afirmou o diretor de comunicação da Rio-2016, Mario Andrada. O comitê alegou que a Lei Geral da Olimpíada, sancionada por Dilma Rousseff, proíbe protestos nas arenas. O texto veta cartazes "com mensagens ofensivas, de caráter racista ou xenófobo", mas afirma que "é ressalvado o direito constitucional ao livre exercício de manifestação".
Além de não ter amparo na lei, a mordaça olímpica contraria a Constituição. Um ministro do Supremo disse à coluna, em caráter reservado, que a proibição de protestos pacíficos caracteriza censura. "Impedir a livre expressão num espaço público é inadmissível", afirmou.
Nesta segunda (9), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, defendeu a caça aos cartazes. Felizmente, o juiz federal João Augusto Araújo discordou. À noite, ele determinou o fim da repressão nas arenas.

Estatal cobra família de Aécio por obra elétrica

Folha de S.Paulo - Bela Megale
Relatório da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) aponta que a obra em uma rede de energia elétrica que corta uma fazenda da família do senador Aécio Neves (PSDB) foi realizada quando ele era governador sem que a estatal cobrasse dos proprietários pelo custo, avaliado na época em R$ 240 mil. Ainda segundo o relatório, regras da própria estatal teriam sido descumpridas.
O documento, assinado por Eduardo Ferreira, superintendente de Auditoria Interna da Cemig, trata de mudança no traçado da linha de distribuição de energia Cláudio/Carmópolis entre as torres 18 e 22, em 2007. A auditoria diz que a obra teve que ser realizada porque benfeitorias foram construídas na fazenda, localizada na cidade de Cláudio (MG), ao longo da linha pré-existente. Assim, os proprietários deveriam pagar pelo custo. O relatório traz fotos das benfeitorias, como cercas e casas de alvenaria para animais.
"Após a realização de apurações detalhadas e do levantamento de toda a documentação, foi averiguada pela auditoria uma falha de procedimento nessa obra, pois os proprietários não chegaram a ser cobrados pelo seu valor, apesar de serem responsáveis pela execução do desvio", diz a Cemig em nota à Folha. Na época da obra, a Cemig era presidida por Djalma Morais, aliado de Aécio.
Cobrada desde setembro de 2015, depois que o PT assumiu o governo do Estado e passou a ter o controle da Cemig, a família do senador pagou R$ 417 mil à vista para a empresa na última terça (26) –quando a Folha já apurava a questão. O valor é o custo reajustado de acordo com o recomendado pelo departamento jurídico da Cemig. A assessoria de Aécio afirmou que sua família não reconhece a legalidade da cobrança, mas a efetuou para que não haja "uso político".

Câmara e Cunha: argumentos "incoerentes e irracionais"

O Estado de S.Paulo - Isadora Peron
A Câmara dos Deputados rebateu os argumentos apresentados pelo ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao Supremo Tribunal federal (STF) para tentar anular o processo que pede a cassação do seu mandato.
Em dois pareceres enviados ao STF, tanto o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), quanto do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), afirmaram que não houve irregularidades durante a tramitação do caso nos dois colegiados.
O documento do Conselho de Ética afirma ser "incoerente e irracional" acatar o argumento da defesa do peemedebista, que diz que o processo de cassação deveria ser suspenso já que Cunha está afastado do exercício parlamentar por conta de uma decisão do Supremo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

DETRAN-PE realiza ação educativa no dia do pedestre

Em registro ao Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta segunda-feira, 8,  a Secretaria Estadual das Cidades - SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE realizou durante todo manhã ações educativas em vários pontos do Recife, desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

Em uma delas, que foi coordenada pelo gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivison Correia, e realizada na Avenida Cruz Cabugá, a Turma do Fom-Fom entrou em cena orientando os pedestres que atravessavam naquela via. Na ocasião, os artistas educadores mostraram os cuidados necessários e também os deveres dos pedestres, destacando a importância da utilização da faixa e calçadas.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, os dados revelam que as ações educativas e preventivas têm conseguido reduzir mortes e traumas em pedestres por acidentes de trânsito. “Uma das prioridades do governador Paulo Câmara é a educação no trânsito com foco na prevenção de acidentes, seja com os pedestres ou condutores. Estamos empenhados nesse trabalho educativo para alertar as pessoas sobre os cuidados no dia a dia”, enfatizou.  
DICAS DETRAN-PE
- O trânsito é um ambiente coletivo, mantenha-se atento aos demais: Nas ruas o maior sempre deve cuidar do menor, mas não significa que os menores não tenham responsabilidades;
- Preste atenção no trânsito. Evite o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda;
- Olhe bem para os dois lados e antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e você esteja na faixa de pedestres, tenha certeza que o motorista está vendo você;
- Use sempre a faixa ou passarela e, se não for possível usa-las, procure um trecho de onde possa ver as duas esquinas mais próximas ou tenha boa visão da rodovia;
-Nos pontos sem faixa de pedestre, passarela, ou sinalização especifica, busque alternativas seguras;
- Não passe pelo meio dos carros parados no semáforo e evite passar por trás de ônibus, bancas de jornal ou qualquer outro empecilho que dificulte a visão de quem estiver dirigindo;
- Respeite a sinalização e ande sempre pela calçada: Não tenha pressa no trânsito, principalmente nas grandes cidades;
- Se você é o motorista, tenha paciência com os pedestres de mais idade. Nem sempre o tempo do semáforo é suficiente para concluir a travessia.

Desenvolvimento de Pernambuco é destaque em evento‏




SÃO PAULO – As ações adotadas pela administração pública pernambucana nos diversos segmentos que contribuem para o crescimento da economia e as potencialidades do Estado serão o foco do seminário “Pernambuco, Celeiro de Desenvolvimento”, realizado pelo Valor Econômico, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta terça-feira (9/8), em São Paulo. A abertura do evento ficará por conta do governador Paulo Câmara, que irá apresentar como a eficiência da máquina pública estadual se transformou em um vetor de atração de investimentos, um planejamento iniciado no Governo Eduardo Campos e que o gestor trabalha em continuidade.

"Pernambuco é o Estado mais preparado do Nordeste para aproveitar, de forma ágil e eficiente, a retomada do crescimento da economia brasileira. Temos infraestrutura adequada, mão de obra qualificada e um governo com credibilidade e a confiança de investidores nacionais e internacionais. Este seminário promovido pelo Valor Econômico é mais uma oportunidade que temos para mostrar nossas vantagens competitivas", defende o governador Paulo Câmara.

O objetivo do seminário, dividido em três painéis, é tratar de pilares importantes como produção, inovação e infraestrutura. No primeiro painel, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, vai falar sobre a “Política de Desenvolvimento e Atração de Investimentos”.

“Trabalhamos com uma gestão eficiente e que sabe dialogar com o setor privado, o que nos permite bastante otimismo, mesmo na atual situação econômica do país. Desta forma, temos muito a contribuir colocando em evidência cases de sucesso como a interiorização do desenvolvimento e o Porto de Suape”, adianta. Participam como debatedores neste painel, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, e o diretor de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil, Antonio Calcagnotto.

Na sequência, será a vez do painel “Oportunidades em Tecnologia e Inovação”, que vai reunir a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucia Melo; o diretor Jurídico e de Desenvolvimento de Negócios da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina; Márcio Lima; e o superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sergio Cavalcante. Já no encerramento a pauta será “Investimentos em Infraestrutura e Logística”, que terá como palestrantes o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o diretor de Projetos e Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe; e o presidente da MSC Brasil, Elber Alves Justo.

Maior festival multicultural do sertão invade Arcoverde

Entre os dias 12 e 14 de agosto o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, recebe a 9ª edição do Festival Lula Calixto, neste ano intitulado “A Caravana Não Morreu”. Realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que nesta edição também comemora o seu 18ª aniversário, o evento contará com dois palcos e mais de 50 atrações de todas as regiões.
O Festival tem como principal objetivo fazer uma ligação entre as várias vertentes culturais do estado e até do país, garantindo um momento de estimulo, valorização e resistência aos grupos produtores e participantes. Nesta edição a expectativa de circulação de público é superior a 50 mil pessoas, tendo em vista a grande quantidade de turistas e seguidores das tradições do Coco Raízes.
Entre a atrações, maracatu, coco, samba, forró, xaxado e muito mais, garantindo vários gêneros durante os três dias de festa. Quem visitar o evento irá conferir grupos como o Coco Trupé, A Sambada, Lia Morais, Coco da Resistência, Forró Pé de Estrada, Tambores De Ogum, entre outros, além de uma programação exclusiva para a garotada.
A programação completa pode ser conferida no blog do evento, através do endereço www.fesivallulacalixtope.blogspot.com. O festival tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.
 
Lula Calixto e o festival
Lula Calixto foi o mestre do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, brincadeira fundada em 15 de agosto de 1992, que nasceu da história de afeto entre as famílias Gomes e Calixto. Grande defensor da cultura popular sertaneja, o mestre ganhou o respeito e o carinho de artistas e grupos em todo o Brasil, sendo pra ele o Coco não apenas uma batida de pandeiro ou uma dança, mas sim uma representação da aliança e de um modo de vida
Em 1999, Lula Calixto faleceu aos 57 anos. Desde então, todo mês de novembro a família recebe amigos para comemorar o aniversário do mestre, mantendo viva sua lembrança. O que começou como uma reunião de amigos foi crescendo até a criação do Festival Lula Calixto, em 2005 e que segue até os dias atuais. 

SERVIÇOS: 
9º Festival Lula Calixto
Quando: 12, 13 e 14 de agosto
Local: Alto do Cruzeiro – Arcoverde/PE
Programação: www.festivallulacalixtope.blogspot.com


Paulo abre Seminário "Pernambuco, Celeiro de Desenvolvimento"

O governador Paulo Câmara participa, nesta terça-feira (09.08), em São Paulo, da abertura do Seminário "Pernambuco, Celeiro de Desenvolvimento", que tem como foco o crescimento da economia e as potencialidades do Estado. Durante palestra, o chefe do Executivo estadual destacará como a eficiência da máquina pública estadual se transformou em um vetor de atração de empreendimentos e novos negócios, além de discutir investimentos em energias renováveis e na área de transporte e logística. O evento é promovido pelo Jornal Valor Econômico, em parceria com o Governo do Estado.

Ah, o PSDB! Se arrependimento matasse...

Por Ricardo Noblat
Nas contas do governo, estão cada vez mais seguros pelo menos 60 votos de um total de 81 para aprovação pelo Senado do impeachment de Dilma.
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) diz estar convencido de que o número de votos poderia ser bem maior caso a votação fosse secreta.
Ser fosse, segundo ele, o PT e seus aliados votariam maciçamente a favor do impeachment, enquanto boa parte do PSDB votaria contra.
Para o PT, nada melhor do que livrar-se de Dilma, afastando-se da herança maldita que ela deixará e passando a fazer oposição ao governo Temer.
O melhor para o PSDB teria sido a permanência de Dilma à frente do governo, sangrando até 2018.
O PSDB está pessimista quanto ao êxito do governo Temer.

Debate energético enviesado

Por: *Heitor Scalambrini Costa
A matéria publicada na Revista Caros Amigos (no 232/2016) intitulada “Sob o mito da energia limpa” da jornalista Lillian Primi foi a motivação dos comentários que faço a seguir. Falar em energia nos aproxima de temas correlatos como economia, meio ambiente, tecnologia, modelo de sociedade. Logo, difícil, ou quase impossível encontrar consensos nesta discussão.
Todavia alguns pontos são inquestionáveis, e mesmo assim conceitos são deturpados junto à população. É o caso do uso frequente do termo “energia limpa”. Toda fonte energética ao ser convertida em outra forma produz algum tipo de resíduo, emissão, contaminação, poluição, que afeta o meio ambiente e as pessoas.
Além do que as obras e instalações realizadas para o processo de geração, dentro do modelo de expansão vigente, e mesmo a transmissão da energia, provocam danos, expulsões, privações, prejuízos, destruições de vidas e de bens muitas vezes permanentes e irreversíveis. Portanto é falso e desaconselhável o uso deste termo. Meros interesses econômicos da mídia corporativa, aliada das empresas tentam confundir quando antepõem energia limpa versus energia suja.
Fato é que as chamadas fontes não renováveis – petróleo, gás natural, carvão e minérios radioativos – são as principais responsáveis pelo aquecimento global, pelas emissões que provocam, e consequentemente, pelas mudanças climáticas que ocorrem no planeta. Evidentemente, este efeito é agravado de maneira substancial pelo modo de produção e consumo da atual civilização. E aqui é ressaltado o papel nefasto do petróleo e seus derivados como o inimigo número um do aquecimento global.
Por outro lado, as fontes renováveis de energia – sol, vento, água, biomassa – são as que menos contribuem para as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, para as mudanças climáticas. Mas aí tem um porém, e que foi muito bem registrado na referida matéria sobre os problemas socioambientais causados pela geração centralizada da energia eólica e, ao que tudo indica, também da energia solar fotovoltaica.
O atual modelo de implantação e expansão destas tecnologias é tão catastrófico do ponto de vista socioambiental, como o do uso das fontes não renováveis. Neste caso, a vantagem comparativa inexiste. É o que ocorre atualmente no Nordeste brasileiro com a devastação do bioma caatinga, e com as mudanças dos modos de vida infligidas às populações que se dedicavam à pesca, coleta de mariscos e agricultura familiar.
Há uma discussão sobre a questão das mega hidroelétricas com a construção das barragens. Alguns gestores públicos, membros da academia, técnicos e grupos empresariais ainda insistem na defesa de grandes e destruidores empreendimentos, onde as desvantagens superam em muito as vantagens. Os deslocamentos de milhares de pessoas acarretam danos irreversíveis a estas populações, conforme constatações históricas. Por outro lado, é consenso que as hidroelétricas também emitem uma considerável quantidade de GEE, principalmente o metano resultante da degradação microbiológica da matéria orgânica existente nos reservatórios.
Todavia, os defensores desta tecnologia, após terem que aceitar esta constatação científica, ainda tentam desqualificar aqueles que são contrários à construção de mega hidroelétricas na região Amazônica, insistindo erroneamente em afirmar que elas são imprescindíveis.
Neste contexto, não se pode esquecer que vivemos em um sistema capitalista, onde o lucro é o objetivo principal. E aí o vale tudo tem imperado. Desde o afrouxamento da legislação ambiental para atender aos interesses econômicos imediatos, a falta de fiscalização sobre tais empreendimentos e os contratos draconiamos de arrendamento da terra. Em nome da maximização do lucro, o meio ambiente e as pessoas acabam sendo prejudicadas, com o estado se omitindo e muitas vezes incentivando práticas não condizentes com os discursos de proteção ambiental e de sustentabilidade.
Logo, os investimentos em fontes renováveis estão orientados pela lógica capitalista, e são tratados como um negócio como outro qualquer, e muito rentável, onde o lucro e a justiça são incompatíveis. É o que tem atraído fundos de pensão de outros países, empresas multinacionais e nacionais, grandes investidores particulares que encontraram no Brasil um filão para os “negócios do vento e do sol”, aliados a uma legislação que muda conforme seus interesses.
Como bem constatamos na história recente do país, o “capitalismo brasileiro” não convive com a democracia, com a justiça ambiental, com os direitos sociais. E é nesta lógica, em um país onde a informação é controlada e manipulada, que os interessses dos grupos empresariais que se dedicam aos negócios da energia prosperam e com altas taxas de exploração. Com a inexistência plena da liberdade de imprensa, discussão junto à sociedade sobre energia para que? Energia para quem? E como produzi-la? Acabam restritas a setores acadêmicos e a poucos grupos sociais.
Verifica-se que, na questão energética, em particular na expansão das fontes renováveis de energia solar-eólica, o estado é o maior gerador de conflitos socioambientais. Contraditoriamente, diante da função que seria de mediar os conflitos de classe, o estado brasileiro tem lado e favorece os grupos empresariais.
Nesta discussão, a segurança energética de um país é assegurada pela diversidade e complementariedade. Ambas não repousam somente no duo eólico-solar, e sim em um mix de tecnologias disponíveis localmente e escolhidas dentro de critérios técnicos e socioambientais para satisfazer às necessidades dos diferentes setores da sociedade.
Parabenizo a jornalista Lillian Primi pela provocação. Lamento que na sua matéria somente alguns interesses foram representados e tiveram voz, em particular técnicos cujas posições são bem conhecidas em prol das mega-hidroelétricas.
  • Heitor Scalambrini é professor aposentado da UFPE.

Candidato a vereador que tiver menos de 10% do quociente eleitoral não se elegerá

Por: *Sílvio Costa
Partidos e candidatos a vereador, nas eleições deste ano, não atentaram para as novas regras eleitorais aprovadas pelo Congresso Nacional e que estão em vigor. A desatenção pode prejudicar o desempenho e ser uma grande frustração para cada um deles.
As novas regras eleitorais estabelecem que, para se eleger vereador, um candidato tem que ter pelo menos 10 por cento de votos do quociente eleitoral.
Por exemplo: no Recife, o quociente eleitoral deve ficar em torno de 22 mil votos. Isso significa que, qualquer candidato que tiver menos de 2.200 votos já está fora da disputa. Ou seja, ele sequer participa das chamadas sobras da coligação.
Um outro exemplo: alguns partidos, de forma equivocada, estão fazendo contas incorretas para os seus candidatos. Esses partidos dizem o seguinte: “Nossa legenda tem 50 candidatos. Se cada candidato obtiver 2 mil votos, elegeremos cinco vereadores, sendo quatro de forma direta e 01 pelas sobras”.
Pois bem: estão equivocados. Pelas novas regras, eles não elegeriam nenhum vereador, uma vez que nenhum deles teria atingido 10 por cento dos votos. Agora, se um dos candidatos ultrapassar o piso de 2.200 votos, este seria o eleito.
Portanto, um partido que tiver 100 mil votos corre o risco de não eleger nenhum vereador ou eleger apenas aqueles que ultrapassarem a linha de corte de 2.200 votos. A primeira consequência destas novas regras será a grande quantidade de desistência de candidatos.
As chamadas “chapinhas terão” imensa dificuldade para eleger vereadores porque, nesses partidos, a maioria dos candidatos não atinge a linha de corte de 2.200 votos. O que significa dizer que, nas eleições do Recife, duas coligações serão beneficiadas pelas novas regras – a do atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) e a do ex e futuro prefeito João Paulo (PT).
Nessas duas coligações, candidatos que ultrapassarem a linha de corte – no caso, mais de 2.200 votos -, considerando sempre esse quociente eleitoral, poderão se eleger, já que essas duas alianças, do ponto de vista matemático, ficarão com as maiores sobras do quociente eleitoral.
A segunda consequência, então, é que aqueles partidos que passaram todo o ano de 2015 tentando montar as chamadas “chapinhas” proporcionais podem ter cometido um grande equívoco eleitoral.
* Sílvio Costa é deputado federal.

Pressa de Temer não era pelo G20. Era a Odebrecht

247 – Na semana passada, em mais um capítulo vergonhoso do golpe parlamentar de 2016, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que abreviaria o processo de impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, tentando finalizar o "julgamento" – melhor seria dizer fuzilamento – ainda em agosto (saiba mais aqui).
O pretexto seria a necessidade de Michel Temer viajar à reunião do G20, na China, nos dias 4 e 5 de setembro, já como efetivo – e não mais como interino. No entanto, a ausência quase completa de líderes internacionais de peso na abertura da Rio 2016, que não vieram para evitar o constrangimento de encontros com o interino, comprova que Temer não faria falta alguma no G20 (leia aqui).
De todo modo, a razão da pressa não era a viagem à China, mas sim garantir o impeachment antes que viessem à tona os depoimentos de Marcelo Odebrecht e de outros empreiteiros. 
Já se sabe que Temer pediu ajuda ao empreiteiro em pleno Palácio do Jaburu e que isso resultou numa doação de R$ 10 milhões em dinheiro vivo, dos quais R$ 4 milhões teriam sido entregues a Eliseu Padilha, braço direito do interino (leia mais aqui).
Temer, agora, corre contra o tempo para se manter no poder, porque a cada dia o seu risco aumenta, diante da possibilidade de novas delações.
Caberá, no entanto, ao Supremo Tribunal Federal garantir que os prazos sejam cumpridos, para que a democracia brasileira não se contamine ainda mais pelo golpe mais insidioso que já se viu na face da Terra

Jovem registra B.O contra Feliciano: abuso sexual

Estagiária e militante do PSC relatou ter sido violentada pelo deputado
Mateus Rodrigues e Nathalia Passarinho - G1
A militante do PSC Patrícia Lellis registrou ocorrência neste domingo (7) contra o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) por abuso sexual. O boletim foi feito na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, na Asa Sul, e confirmado ao G1 pela Polícia Civil. O chefe de gabinete do parlamentar foi detido em São Paulo na sexta (5) e liberado no dia seguinte.
O G1 tentou contato com o deputado em dois telefones e deixou recado na caixa postal, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. Em vídeo divulgado no YouTube neste sábado (6), Feliciano chamou as acusações da jovem de "falsa comunicação de crime". Neste domingo, Patrícia chegou a atender o telefone, mas desligou quando foi informada do motivo da ligação.
A ocorrência diz que o suposto crime aconteceu no dia 15 de junho, entre 9h e 9h30, em um apartamento na quadra 415 da Asa Sul. Patrícia Lellis já tinha registrado um boletim em São Paulo contra o chefe de gabinete do político, Talma Bauer, que foi detido nesta sexta (5) por suspeita de manter a jovem em cárcere privado nesse endereço.

Em delação, Odebrecht vai confirmar caixa 2 ao PSDB

De acordo com jornal, repasses teriam abastecido campanha de José Serra à Presidência
O Globo
Os executivos da Odebrecht prometeram aos investigadores da força tarefa da Lava-Jato detalhar como o caixa dois da empresa abasteceu as campanhas eleitorais do PSDB em 2010. A informação foi publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pelo GLOBO junto a pessoas que acompanharam de perto as negociações.
De acordo com o jornal, os repasses teriam ido para o hoje ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), que concorreu à Presidência da República, em 2010. Ele teria recebido ilegalmente R$ 23 milhões. O GLOBO não conseguiu confirmar a citação ao tucano e os valores.
Para comprovar que houve o pagamento por meio de caixa dois, segundo o jornal, a Odebrecht vai apresentar extratos bancários de depósitos realizados fora do país que tinham como destinatária final a campanha presidencial do tucano. O ministro era apelidado na contabilidade paralela da empresa de "vizinho" e "careca".

domingo, 7 de agosto de 2016

Delação: além de Temer, Odebrecht abateu Serra



Além de destruir o governo provisório de Michel Temer, ao delatar que o interino pediu ajuda para o PMDB que se materializou num caixa dois de R$ 10 milhões em dinheiro vivo (leia aqui), a Odebrecht também abateu o chanceler interino José Serra e pode ter aniquilado seu sonho de chegar à presidência da República. Em sua delação premiada, Marcelo Odebrecht, preso há mais de um ano, relatou que Serra recebeu R$ 23 milhões, via caixa dois, em sua campanha presidencial de 2010, segundoreportagem da jornalista Bela Megalho, na Folha de S.Paulo reportagem da jornalista Bela Megale, da Folha de S.Paulo, que foi a Curitiba recolher as informações.
Parte dos recursos, que, corrigidos pela inflação, hoje equivaleriam a R$ 34,5 milhões, foi paga no exterior, o que, em tese, poderia levar à cassação do registro do PSDB.
Além disso, as doações também podem ser decorrentes de propina e desvios de recursos públicos da Dersa, uma estatal paulista, uma vez que a Odebrecht também apontou corrupção na construção do Rodoanel e supostos intermediários de Serra na arrecadação de propinas.
O chanceler interino nega irregularidades e diz que sua campanha transcorreu dentro da legalidade. No entanto, a Odebrecht pretende apresentar recibos de pagamentos feitos no exterior e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não terá alternativa a não ser denunciar Serra.
Leia aí na íntegra a reportagem da jornalista Bela Megale na Folha de S.Paulo deste domingo

Aliados de Temer acham que PSDB se afasta do governo

Aliados de Michel Temer andam apreensivos. Veem setores do PSDB tomando paulatina distância desde que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lançou o interino à reeleição.
Há razão para preocupação.
Algumas alas tucanas acham que o partido precisa começar a se diferenciar do governo peemedebista.
De acordo com essa avaliação, é preciso fazer desde já “um contraponto ao Michel”, sustenta um cacique.
Um líder partidário do “centrão”, de língua afiadíssima, voltou sua artilharia contra Rodrigo Maia:
“Ele lançou Temer para tentar ser vice na chapa dele”.  (Radar - Veja)

sábado, 6 de agosto de 2016

Polícia de SP prende chefe de gabinete de Feliciano e cerca deputado 46

Leandro Mazzin - coluna esplanada
A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta sexta-feira à tarde em flagrante o chefe de gabinete do deputado federal Pr. Marco Feliciano.
Talma Bauer, gravado pela jovem de Brasília que acusa Feliciano de agressão e assédio sexual em Brasília, foi detido no Centro da capital paulista e é acusado por ela de cárcere privado num hotel e de a ter forçado gravar os vídeos a favor do parlamentar, desmentindo a denúncia revelada pela Coluna Esplanada.
O caso está com o delegado da 3ª DP (Campos Elísios), Luiz Alberto Hellmeister. Ele declarou à Coluna há pouco que vai fazer a oitiva de Patrícia Lélis, a jovem que acusa o deputado federal, e enviar o caso para a Procuradoria Geral da República em Brasília na segunda-feira. Quanto a Bauer será indiciado por coação e sequestro qualificado.
“Temos que ter todo o cuidado neste momento, cuidado para os dois lados para não se fazer injustiça, e cautela'', resumiu o delegado.
Ainda segundo o delegado, Bauer teria dito a Patrícia que “um mal maior'' poderia acontecer a ela se não gravasse os vídeos para desmentir a denúncia feita pela Coluna Esplanada, a qual vem relatando desde terça os bastidores do caso.
Bauer foi preso enquanto caminhava por uma calçada após ter saído do hotel San Raphael, na Consolação, onde mantinha Patrícia em cárcere desde segunda-feira, segundo relata a jovem. Não há informações de como ela escapou do hotel, mas foi com a mãe até a 4ª DP (Consolação) no início da tarde e prestou oitiva ao delegado Roberto Pacheco – conforme revelou a Coluna mais cedo.
Foi dali que surgiu o mandado de prisão contra Bauer, que é um investigador aposentado da Polícia Civil de SP. Patrícia e a mãe, que viajara às pressas de Brasília para SP, foram à Corregedoria da Polícia. E de lá para a 3ª DP – foram os agentes da Corregedoria que fizeram o cerco ao assessor parlamentar.
Segundo o delegado, Patrícia ainda nesta noite vai fazer o Boletim de Ocorrência na DP contra o deputado pastor Feliciano. A priori, ela relatou ao delegado assédio sexual e agressão.