segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Compesa busca parceria para gerar energia

Compesa publica hoje seu primeiro edital de chamamento público, na modalidade Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A companhia busca parceiros para realizar estudos e desenvolver soluções que contribuam com a redução dos custos de energia elétrica em Pernambuco. Atualmente, a Compesa paga, por ano, cerca de R$ 230 milhões de energia elétrica.  
“O insumo energia elétrica é bastante significativo para as companhias de saneamento. Os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário são responsáveis por cerca de 3% da energia consumida no mundo. No Brasil, a situação não é diferente. Cerca de 98% das companhias brasileiras tem entre seus três maiores custos, as despesas com energia elétrica. Para se ter uma ideia, em 2018, a Compesa foi responsável por 4% da energia consumida em Pernambuco, número maior que os consumos individuais de 177 municípios pernambucanos. Precisamos buscar fontes de energia renováveis e mais baratas para atender a nossa demanda”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho. 
A meta é estimular a iniciativa privada a desenvolver soluções que contribuam com a redução dos custos de energia elétrica das unidades da Compesa. As soluções virão de parcerias que permitam o consumo de energia elétrica oriunda de fontes renováveis, seja pela construção de novas ou utilização de usinas já implantadas, através do Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou geração distribuída, nos moldes permitidos pelas regulamentações da ANEEL.  
Os interessados deverão apresentar estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para subsidiar futura licitação para contratação das melhores soluções. Os estudos serão divididos em dois blocos: usinas de geração distribuída de até 5MW e usinas de até 20MW que gerarão energia no mercado livre. A redução de custos com energia elétrica estimada pela Compesa pode chegar a 27%, recursos que poderão ser revertidos em investimentos para a população, diz a companhia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário