quarta-feira, 13 de junho de 2018

jornalismo (?)

O papa enviou um terço a lula, leio no portal UOL. reproduzo a foto do terço na página do site no facebook.
hoje pela manhã, o perfil no twitter "vatican news", que diz ser ligado à secretaria de imprensa do vaticano, afirma que juan grabois, a pessoa que entregou o terço, o fez por conta própria.
apago imediatamente a foto do dia anterior e me desculpo com os leitores, aguardando mais informações, porque a história parece mal contada.
mas as "agências de checagem" cravam: FAKE NEWS!!! segundo elas, o terço não foi enviado pelo papa e o emissário juan grabois sequer é consultor do papa francisco. 
as agências apontam o dedo para vários sites alternativos que reproduziram a suposta notícia falsa, citando textualmente o Diário do Centro do Mundo, aRevista Fórum e o Brasil 247.
vejam bem: a "fonte" da checagem não foi o próprio vaticano ou alguma fonte ligada ao papa. os checadores não fizeram o básico do jornalismo: ouvir a fonte da notícia.
se limitaram a copiar o tweet do tal vatican news para carimbar como propagadores de notícia falsa estes três sites. e não citaram em nenhum momento o portal UOL, um dos primeiros em dar a notícia.
pois bem: o vatican news acaba de dar o desmentido do desmentido, dizendo que o papa francisco abençoou o tal terço e que grabois é, sim, consultor do papa.
detalhe: o papa já enviou terços a outras pessoas presas. milagro sala, presa por macri na argentina, ganhou um. jorge glas, o vice-presidente do equador, também ganhou. quer dizer, não é nenhuma insanidade afirmar que o terço de lula foi enviado pelo papa.
que espécie de checagem é essa? que jornalismo é esse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário