segunda-feira, 7 de maio de 2018

Maioria dos brasileiros chama o golpe de… golpe


POR FERNANDO BRITO ·no Tijolaço



Para desespero dos comentaristas de política, que insiste em dizer que o impeachment foi “democratico” e chegam a criticar instituições acadêmicas dispostas a estudar o golpe de 2016 com este nome, a maioria dos brasileiros acha que o golpe foi… um golpe.

Pesquisa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, braço do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INTC), com 2.500 entrevistas domiciliares em 179 municípios, mostrou que 47,9% dos brasileiro identifica a derrubada da presidenta como um golpe de estado, contra 43,5% que acha que o episódio seguiu ritos democráticos.

O levantamento está publicado no Valor e revela porcentagem muito semelhante aos que concordam, no todo ou em parte com a condenação de Lula (45,5%)

É incrivel que uma das maiores ofensivas de mídia de que se tem notícia na vida brasileira não tenha conseguido arrastar sequer a metade da opinião pública.

A verdade é uma rocha que as ondas de mídia podem encobrir, mas não podem destruir.

PS. A proposito, para os que acham que as redes sociais são as rainhas da formação da opinião sobre a política, o mesmo levantamento indica que 52,4% das pessoas se informa pelos noticiários de TV e apenas 5,6% que fazem isso via fecebook e outros programas de relacionamento via web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário