terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Governador Inaugura a primeira etapa do presídio de Itaquitinga

O governador Paulo Câmara inaugurou nesta segunda-feira (8) a primeira etapa do Centro Integrado de Ressocialização do município de Itaquitinga, na zona da mata norte de Pernambuco.

Ele aproveitou a ocasião para assinar a ordem de serviço para o início das obras da Unidade II do empreendimento.

A primeira parte do presídio, que foi inicialmente concebido para ser uma Parceria Público-Privada, custou ao Governo do Estado cerca de R$ 10 milhões, valor que também será investido na Unidade II.

“Um equipamento como este mostra que é possível ser preso, mas, ao mesmo tempo, ter condições de estudar, trabalhar, desenvolver-se e cumprir a pena com dignidade. É isso que a gente quer fazer em todo Estado de Pernambuco”, disse o governador.

Esta primeira etapa do presídio será ocupada gradativamente, após a contratação do pessoal necessário. No entanto, por medida de segurança, não serão divulgados o dia das transferências e nem as procedências dos presos.

Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a expectativa do Governo do Estado é que nos próximos 40 dias o processo de ocupação seja iniciado.

A unidade – construída inicialmente para funcionar como regime semiaberto – foi reformulada para abrigar cerca de 1.000 presos em regime fechado.

“O Governo de Pernambuco não se afasta nem um minuto da responsabilidade de combater a criminalidade. Estamos enfrentando ela lá fora, nas ruas, com os nossos policiais militares, civis e nosso pessoal de inteligência, fazendo um grande trabalho. Aqui dentro, renovando esse presídio, não existirá nenhuma unidade prisional mais moderna e bem equipada que esta”, disse Pedro Eurico.

Também se encontra em execução o presídio de Araçoiaba, dividido em sete unidades (sendo 02 femininas e 05 masculinas), com 2.754 vagas.

A obra tem previsão de entrega para 2018 para desafogar o Complexo do Curado, na Região Metropolitana do Recife, e a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.

Além disso, está em andamento o edital de licitação para ampliação do Presídio de Palmares, com a construção de mais três pavilhões, dois com capacidade para 200 presos, cada, e um com capacidade para 132, totalizando 532 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário