sábado, 11 de junho de 2016

24 estados e DF têm protestos contra o governo Temer

Movimentos sociais e grupos culturais levaram bandeiras e estandartes para a manifestação do Recife contra Michel Temer (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)



Do G1, em São Paulo
Manifestantes realizam e realizaram atos contra o presidente em exercício Michel Temer em 24 estados e no Distrito Federal ao longo desta sexta-feira (10).
Atos ocorreram em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no DF.
As manifestações foram convocadas por movimentos sociais e sindicatos e, além de críticas ao governo interino, fizeram reivindicações específicas das categorias.
A área central do Recife tornou-se cenário de um protesto contra o governo interino de Michel Temer nesta sexta-feira (10). O ato, que recebeu a denominação de 'Fora Temer, Não ao Golpe, Nenhum Direito a Menos', iniciou a concentração por volta das 16h na Praça do Derby e deixou o local às 17h30, complicando o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães, nos dois sentidos, no íncio da caminhada. A manifestação acabou por volta das 19h40, após a dispersão na Praça da Idependência.
Vestidos com roupas vermelhas, os manifestantes levantavam cartazes e faixas com mensagens a favor da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Entre as frases mais comuns, estavam "Para não retroceder, fora Temer", "Volta, querida!" e "Não ao golpe".
Participantes do ato também usaram camisas com mensagens de ordem pedindo a saída de Michel Temer, como "Não reconheço um traidor golpista como presidente: fora!" e "Um governo golpista não me representa". A manifestação contou ainda com a apresentação de grupos culturais, como o bloco Eu Acho É Pouco desfilando com o característico dragão pela Avenida Conde da Boa Vista durante o protesto.
De acordo com Paulo Rocha, vice-presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT-PE), uma das entidades organizadoras do movimento, a manifestação reuniu 30 mil pessoas. A Polícia Militar (PM) não divulgou sua estimativa de público.
O ato chegou ao destino final, a Praça da Independência, por volta das 19h40, quando teve início a dispersão dos participantes. Discursos de representantes de movimentos sociais e apresentações culturais marcaram a parte final do protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário