terça-feira, 1 de março de 2016

Nova Escola Técnica de Jaboatão dos Guararapes fortalece o ensino profissionalizante na RMR

O governador Paulo Câmara entregou, nesta segunda-feira (29.02), a segunda unidade de ensino profissionalizante do Governo do Estado no município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues tem capacidade para atender mil alunos e, devido ao seu posicionamento estratégico, vai favorecer 18 comunidades localizadas em bairros do Recife e do Jaboatão. O equipamento, que contou com investimento de R$ 10,4 milhões, fica no limite entre as duas cidades e se torna a 11ª do perfil na RMR. As oportunidades que a ETE proporcionará aos estudantes foram destacadas pelo gestor estadual. 

"Os alunos vão comandar o Estado no futuro. E nós queremos que eles estejam bem preparados para o desafio de fazer um Pernambuco mais justo e  igual. Além do ensino regular, essa unidade vai oferecer a qualificação necessária para que os alunos que aqui estudam possam encontrar bons empregos e melhorar de vida. Esse equipamento vai abrir portas para as universidades. Isso significa pensar o futuro", assinalou Paulo. 

O endereço da ETE do Jordão/Ibura foi definido pelos próprios moradores. Em uma ação conjunta com o Estado, eles apontaram a necessidade da instalação do equipamento público durante uma agenda administrativa do ex-governador Eduardo Campos. Naquele momento, ficou evidente para os envolvidos que a preparação profissional dos jovens era prioridade para a comunidade. 

Conforme José Rufino, ex-presidente da associação de moradores da comunidade, a escola vai trazer novas perspectivas para a juventude de toda a localidade. Ele pontuou que a ETE vai dialogar com as potencialidades que o Complexo de Suape tem a oferecer para os estudantes. "Estamos a cerca de 30 quilômetros. Temos que aproveitar essa proximidade e qualificar os jovens nesse sentido", apontou o líder, que participou ativamente do projeto de implantação da unidade do Jordão.  

Os prefeitos do Recife, Geraldo Julio, e do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, concordaram que o equipamento público, que poderá ser utilizado por estudantes das duas cidades, é fruto da união da sociedade civil e as entidades governamentais. O gestor recifense pontuou que os jovens que tiverem a oportunidade de estudar na ETE vão estar bem preparados para o futuro. "Vocês vão honrar Pernambuco com o trabalho de vocês", ressaltou. Elias Gomes afirmou que a parceria em favor da melhoria da qualidade de vida do povo vai sempre prevalecer. "Vamos sempre saber o momento de nos unir e promover mais ações em favor dos pernambucanos", disse. 

ESTRUTURA - Com 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, oito laboratórios, quadra poliesportiva e área de convivência, a unidade vai atender os bairros Ibura, Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão, Monte Verde, Milagres, Prazeres, Curado (1 ao 4), Cavaleiro, Muribeca, Dois Carneiros e Zumbi do Pacheco. Neste semestre, os 180 alunos selecionados para a modalidade Médio Integrado começam a estudar Administração e Rede de Computadores.

Matriculada no curso de Sistema de Informação, a estudante Juliana Maria, de 16 anos, garantiu que a ETE do Jordão/Ibura será importante para o seu futuro profissional. No julgamento da Jovem, ter uma escola bem estruturada é fundamental para melhorar o desempenho. "Essa é uma oportunidade para a gente se desenvolver lá na frente. Eu acredito que a minha vida vai mudar a partir dessa formação", analisou a jovem recifense, que mora com avó. 

Atuando na comunidade há oito anos, o gestor da nova ETE, Marcos Udenildo, lembrou da preocupação do Estado com os jovens que já concluíram o Ensino Médio. "Além da formação em tempo integral, nós vamos oferecer, a partir de julho, aulas no turno da noite para capacitar os estudantes que já trabalham e não podem se dedicar integralmente", explicou Marcos. Envolvido em diversos projetos inovadores, o gestor está na educação pública desde 1998.

Com o fortalecimento da educação profissional no Estado, será possível suprir a demanda de mão de obra especializada. Na avaliação do governador Paulo, a chegada de novos empreendimentos a Pernambuco reitera a necessidade de ampliar o investimento público na educação. "Essa escola técnica prepara os nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho. E a gente quer ofertar unidades como essa em todas as regiões. Essa é a 31ª da Rede Pública Estadual. E, em breve, nós vamos ter 40 funcionando ", pontuou Paulo, que na última quarta-feira entregou a ETE de Paudalho.

Nesse cenário, o ensino profissionalizante do Estado ganha destaque também pelo papel na formação do comportamento cidadão. As ETEs pernambucanas foram programadas para ir além do ensino especializado. As unidades têm os seus projetos pedagógicos amparados no engajamento social. Desta forma, o aluno que estiver matriculado em uma das escolas técnicas do Estado também será incentivado a se inserir nas ações da localidade.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, informou que até o fim de março o Estado entrega oficialmente as unidades de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), de Buíque e Belo Jardim, ambas no Agreste, e Arcoverde, localizada no Sertão. "Manter o cronograma de entregas é uma vitória de todo o povo pernambucano. Esses equipamentos vão transformar a vida de milhares de jovens no Estado", disse o gestor. Das 11 unidades da RMR, seis estão no Recife, duas em Jaboatão, uma em Camaragibe, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.

Além do advogado José David Gil Rodrigues, a ETE do Jordão vai homenagear uma personalidade querida da comunidade local. A quadra foi batizada com o nome do líder comunitário Alberto Gomes da Silva. Nascido em 16 de dezembro de 1962, Alberto foi um cidadão com as causas sociais. Na década de 1980, fundou o Conselho de Moradores do Alto dos Milagres e participou da fundação da Federação das Entidades do Ibura/Jordão, em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário