sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Há momentos em que o importante não é voto, mas a decência.

Bolsonaro repete a agressão: só o PSDB não viu
Se quiser, o PSDB ainda poderá despertar do seu sono pesado
Nada impede que PT e PSDB compartilhem das mesmas posições caso haja motivo suficiente para isso. Por tal motivo entenda-se, por exemplo, a seriedade. Ou o bem comum. Ou os interesses superiores do país.
PT, PC do B, PSB e PSOL pediram ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados a abertura de processo para cassar por quebra de decoro parlamentar o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).
Há dois dias, no plenário da Câmara, Bolsonaro ofendeu a honra de sua colega Maria do Rosário (PT-RS) ao dizer que não a estupraria “por que ela não merece”. Bolsonaro incorreu no mesmo crime, ontem.
Disse em entrevista ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul:
– Ela [Maria do Rosário] não merece [ser estuprada] porque é muito ruim, porque é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria.
A frase é clara. Por “ruim” e “feia”, Maria do Rosário não merece ser estuprada. Se fosse boa e bonita... Seria capaz de fazer o gênero do deputado mais votado nas eleições deste ano no Rio de Janeiro?
A agressão de Bolsonaro a Maria do Rosário chocou todas as pessoas de bom senso que tomaram conhecimento dela. Ninguém dentro do PSDB tomou conhecimento? Se tomou, ninguém se chocou?
Exigir a cassação de Bolsonaro, um político fascista e obsceno, mal algum faria à imagem do PSDB. Pelo contrário.
Os políticos mais conservadores do país – mas não somente eles – votaram no PSDB. A direita, que tem o direito a existir e a disputar a preferência do distinto público, votou no PSDB - mas não somente ela.
Isso não significa que conservadores e direita fossem capazes de assinar embaixo do que Bolsonaro disse. E que para não perder o voto deles, o PSDB se visse obrigado a fingir que não viu nada e que não ouviu nada.
Há momentos, mesmo para políticos e partidos, que o mais importante não é voto a se conquistar ou a manter. Mas a decência, mercadoria cada vez mais escassa por aqui.
Se quiser, o PSDB ainda poderá despertar do seu sono pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário