quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SERRA CORRE SÉRIO RISCO DE PERDER ELEIÇÃO EM SÃO PAULO

Por *Maurílio Ferreira Lima
Cada semana tem uma nova pesquisa e cada semana terá que haver uma análise diferente. Vamos ver a última do ibope para a prefeitura de São Paulo: Serra 26% e Celso Russomano 25%. Eles estão tecnicamente empatados. A luz vermelha acendeu na cabeça de Serra, até então invencível na disputa pela prefeitura de São Paulo. Ele ainda pode ganhar, mas pela primeira vez poderá perder.
No Recife, começou a acender a luz no poste de Geraldo Júlio. No momento, ele ainda é uma lâmpada de 60 volts. Mas o governador poderá trocá-la por uma lâmpada led, de última geração, e poderemos ter um segundo turno entre Humberto e Geraldo Júlio, com resultado imprevisível no momento.
No que toca ao Brasil, diferente do ibope e do datafolha, a pesquisa da cnt/sensus foi pouco divulgada. Mas os números estão lá.
A avaliação positiva de Dilma Roussef subiu de 49,2% para 56,5%. E a aprovação pessoal subiu de 70,2% para 76,7%. Fazendo-se uma simulação da eleição presidencial, Dilma tem 59%,  Aécio Neves 11 % e Eduardo Campos pouco mais de 3%. Neste cenário não haveria dois turnos. Dilma ganharia folgadamente no primeiro. Em São Paulo, não tendo chance de fazer decolar a candidatura de Fernando Haddad, Lula e Dilma certamente vão apoiar Russomano no segundo turno para enterrar José Serra e tomar a prefeitura do PSDB.
Se Serra perder em São Paulo, o PSDB torna-se-á o partido mais atingido e debilitado do país e, nesse quadro, é de se duvidar que Aécio Neves arrisque uma candidatura inviável para presidente da república, com risco de obter uma votação ridícula.
* Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário