terça-feira, 31 de outubro de 2017

Humberto critica corte no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia




O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou nesta segunda-feira (30) os cortes feitos pela área econômica do governo Michel Temer no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Ele disse que o próprio ministro Gilberto Kassab admitiu o corte dos recursos, fazendo com que todas as linhas de pesquisas financiadas com recursos federais corram o risco de descontinuidade.

Em 2017, segundo o senador, o orçamento previsto para a pasta era da R$ 5 bilhões, valor inferior ao do ano passado.

“Os recursos no entanto foram contingenciados e até o final deste ano só deverão ser liberados R$ 3,7 bilhões, sendo que para 2018 a expectativa de corte é ainda maior”, disse o senador pernambucano.

Segundo ele, alguns laboratórios de pesquisa já estão com dificuldade para pagar a conta de luz. E se o governo cortar, como propõe, em mais 40% o orçamento da pasta para 2018, há risco de colapso em todos os grandes projetos de desenvolvimento do país.

Campanha criada por cientistas brasileiros está circulando nas redes sociais chamando atenção para o risco dos cortes nesta área.

Entre os signatários estão a pesquisadora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP, Lygia da Veiga Pereira, responsável pelo estabelecimento da primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias de multiplicação in vitro no país, e o bioquímico Wlater Colli, que contribuiu para o avanço nos estudos sobre a doença de Chagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário