quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tucano defende volta da CPMF ao país



Folha de S.Paulo - Gutavo Uribe
O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), defendeu nesta terça-feira (21) a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
A recriação do tributo que foi extinto em 2007 chegou a ser defendida pelo governo de Dilma Rousseff. Segundo Hauly, a CPMF substituiria o IOF (Imposto sobre Operação de Crédito) e teria alíquota semelhante, de 0,38%.
Para ele, o IOF é um tributo "nocivo", que atinge o crédito no país, e o valor da CPMF seria "mínimo". "É mínimo. No peso cem, ela daria 3% ou 4% da arrecadação nacional", disse.
O imposto foi extinto durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o Senado Federal não prorrogou o tributo e causou umas das maiores derrotas enfrentadas pelo petista.
Menos de um ano depois, o governo federal tentou criar um novo imposto para a saúde, o CSS, que foi novamente barrado. Em 2015, na gestão de Dilma Rousseff, houve nova tentativa, que acabou abandonada.
O assunto foi tratado nesta terça-feira (21) em reunião dos integrantes da comissão parlamentar com o governo federal e a equipe econômica, no Palácio do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário