Páginas

domingo, 17 de novembro de 2013

Chico Vigilante ao 247: "Genoino pode morrer"

247 - O deputado distrital Chico Vigilante, um dos mais influentes de Brasília, acaba de fazer um alerta ao Brasil. Segundo ele, é gravíssimo o estado de saúde de José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, que foi escolhido por Joaquim Barbosa como o primeiro condenado da Ação Penal 470 que deveria ser preso, enquanto outros, como Roberto Jefferson, ficaram de fora da primeira leva. "Ele teve um pico de pressão altíssimo, foi medicado em Belo Horizonte e isso atrasou a chegada do voo a Brasília", afirma. Segundo Vigilante, as informações que chegam de pessoas próximas são preocupantes. "Ele pode morrer e está sendo submetido a um regime de prisão ilegal".
Chico Vigilante está indigando com a decisão de Joaquim Barbosa de transferir José Genoino e José Dirceu para o presídio da Papuda, onde os dois permanecerão alguns dias em regime fechado. "Ambos só poderiam ser presos em regime semi-aberto e, em Brasília, há vagas para esse tipo de prisão num galpão próximo ao setor de indústrias", afirma. "Na verdade, os dois não poderiam nem estar em Brasília, porque trabalham em São Paulo e é lá que estão suas famílias".
Segundo o deputado distrital, o Brasil hoje está submetido ao que chama de "ditadura do juiz Joaquim Barbosa". Ele relata que roupas de José Dirceu e José Genoino foram levadas à superintendência da Polícia Federal, onde se esperava que eles pudessem passar a noite. "De repente, do nada, chegou uma ordem arbitrária e ilegal para que fossem transferidos para a Papuda".
Assim como Chico Vigilante, os advogados dos réus protestam contra as ilegalidades das prisões (leia mais aqui). "O que está acontecendo no Brasil é a vingança de um ditador", protesta Chico Vigilante. Há rumores, no STF, de que Joaquim Barbosa cogita deixar a suprema corte para abraçar um projeto político – eventualmente, até a presidência da República, em 2014. "Uma vergonha e uma indignidade", diz o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário