Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Prefeita de São José da Coroa Grande consegue liminar


(Foto: Flickr/PSJCG)
Após ser afastada por nepotismo, na manhã nesta terça-feira (23), a prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque (PDT), conseguiu uma liminar na justiça para retornar ao cargo. A decisão, no entanto, não contempla os parentes da prefeita que também foram afastados por ocuparem postos na administração pública.
O presidente do PT do município, Salomão Barros, ficou surpreso com a rapidez com que ela conseguiu a liminar. “A vice-prefeita (Eliete Maria – PTB) recebeu a decisão de assumir a prefeitura de manhã. Quando o oficial de justiça foi na prefeitura, tava tudo fechado. Eles sumiram para entrar logo com o recurso na Justiça”, explicou. O PT, que foi responsável pela representação de várias denúncias contra a prefeita, irá ingressar com um novo pedido de afastamento no Ministério Público, ainda nesta terça.
A prefeita também é acusada de desvio de dinheiro público. “Entramos com uma representação no Ministério Público para obter informações com relação às despesas da prefeitura, como coleta de lixo e gastos com banda. Pedimos transparência nas contas. Ela abriu um site da transparência, mas se negaram a prestar informações concretas”, ressaltou Salomão Barros.
Elianai Buarque é investigada pelo Ministério Público de Pernambuco há um ano e meio. Ela é esposa do ex-prefeito de Barreiros, João Baleia (PDT). Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Baleia não pôde disputar a prefeitura de São José da Coroa Grande em 2012. Por isso, indicou a esposa como candidata e assumiu a secretaria de governo logo no início do mandato. Ao todo, 13 parentes da prefeita ocupavam cargos na gestão e foram afastados.
De acordo com o promotor de justiça do município, Marcelo Greenhalgh, há evidências de grave prática de nepotismo em São José da Coroa Grande por parte da prefeita Elianai Buarque. “Ela tornou a coisa pública em praticamente um negócio de família, o que se afigura inadmissível perante o estado Democrático de Direito que vigora no País”, afirmou.

Um comentário:

  1. Que coisa,hein.Empregar todos os parentes de uma vez só.É dose pra leão.Mas a justiça é assim um prende e outro solta, um cassa e outro derruba a cassação.Um afasta e outro desmancha o que o outro fez.Cria-se uma expectativa e a turma solta fogos pra tudo que é lado e no final vem as decepções.Já vi muito esse filme antes,durante e depois de tudo aprovado.

    ResponderExcluir