O
governador Eduardo Campos recebeu, na tarde desta terça-feira (18/02),
no Palácio do Campo das Princesas, um grupo de estudantes e professor da
Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) premiados
com o melhor projeto empreendedor na categoria Cidadania no desafio
online da Imagine Cup, competição mundial de tecnologia da Microsoft.
O
projeto do grupo da Etepam é o "Can Game", um software que utiliza
smartphone e o videogame Kinect, um sensor de movimentos do Xbox, da
Microsoft, para ajudar crianças autistas a aprender habilidades sociais,
motoras e matemáticas. A ideia surgiu durante as aulas de
empreendedorismo ministradas pelo professor Eraldo Guerra. Na Etepam, a
exemplo de todas as demais escolas técnicas ou de referência,
empreendedorismo é uma das disciplinas da grade curricular. Professor e
estudantes dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática, Design de
Interiores e Comunicação Visual formaram a Life Up – célula
empreendedora que, com a premiação na Imagine Cup, está em vias de se
transformar em empresa já de olho nas possibilidades do mercado.
O
governador destacou o impacto social do projeto. "O desenvolvimento de
uma criança autista não é simples. Com a criatividade e a inovação,
tanto a vida pode ser melhor cuidada, quanto o serviço pode melhorar",
afirmou. Ele lembrou que, se hoje a Etepam dá exemplo com pesquisas e
projetos inovadores, em 2006 a situação era bem diferente. "A ETEPAM
estava para fechar. Havia apenas um curso, isso num momento em que o
Mundo fazia o processo inverso, de valorização das escolas técnicas e
integrais. Então assumimos o compromisso, em nosso programa de governo,
de qualificar a Etepam e abrir novas escolas técnicas. Hoje, são 26
escolas técnicas estaduais, e até o fim do ano serão 40 unidades prontas
para oferecer o ensino profissional", destacou Eduardo.
O
secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, afirmou que projetos
desse tipo são frutos de uma política de Estado. "Como essa iniciativa,
há muitas outras em diversas escolas técnicas e integrais. Isso porque a
matriz curricular diferenciada, além proporcionar mais tempo
pedagógico, nos permite inserir disciplinas como empreendedorismo para
os estudantes de Ensino Médio", argumentou.
Idealizador
do "Can Game", o professor Eraldo Guerra explicou que a intenção é
disseminar práticas de empreendedorismo social. "Fomos primeiro lugar
competindo inclusive contra universidades do Mundo todo. A própria
Microsoft ficou surpresa que o vencedor tenha saído de estudantes de
Ensino Médio". Waldemir Lopes, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino
Médio, agradeceu o reconhecimento. "Foi muito construtivo para nós
receber esse reconhecimento do governador. Nos motiva cada vez mais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário