Do R7Isabela
Valotti, 20 anos, está trabalhando no Salão do Automóvel desde o dia 23
de outubro. Através de uma rede social a jovem foi contatada para
trabalhar no Anhembi, no estande da SsangYong. Ela é uma das inúmeras
modelos que, ao lado dos carros, são a grande estrelas do evento. R7 Carros entrevistou Isabela e mostra, entre outras coisas, a dificuldade para fazer parte deste restrito clube, como explica a modelo.
—Muitas garotas estão nos estandes por indicação ou prévia seleção das marcas. Por ser o maior evento da área, as marcas e agências se programam durante todo o ano.
Com horário das 13h às 22h, Isabela precisa encontrar tempo em meio à jornada para descansar, ir ao banheiro ou apenas tomar um ar — tudo isso sem perder o sorriso característico das modelos do Salão. A maratona foi cumprida com sucesso, mas houve um momento em que a modelo não conseguiu manter o bom humor após receber a proposta de “jantar” com um visitante.
— Ele me ofereceu R$ 5,5 mil para sair com ele depois que fosse embora do Anhembi. Eu neguei. Fiquei irritada. Não levo na brincadeira. Me respeito e acho que meu corpo e seu valor não são discutíveis. Só por estar sentada no carro, você é prostituta? O cara ainda ficou bravo. Ele não tinha pinta de quem conseguia esse dinheiro facilmente. Penso que ele guardou dinheiro o ano inteiro e veio pro salão pra tentar sair com uma menina.
Jovem recebeu proposta de "jantar" de R$ 5.500 de visitante do evento (Crédito: Daia Oliver/R7)
Em outro momento, um jovem ficou por seis horas em frente ao veículo conceito onde Isabela se posiciona. Segundo a garota o menino passou todo esse tempo apenas admirando-a. Próximo ao horário de encerramento da visita, ela não sabia como ia embora e, ainda por cima, o jovem fazia coraçãozinho para a garota. No começo, pensava que era comum. Depois, começou a ficar assustada.
— Acho que é uma síndrome de fã. Eu não sou nada. Só por estar em cima de um carro, eles querem falar comigo. Eu desci, me troquei na sala e quando voltei ele já não estava lá. Ainda bem, pois teria que chamar a segurança para ir embora.
Desde o dia 23 de outubro, dia em que foi realizada a coletiva da marca, Isabela está trabalhando no salão,na qual Isabela está junto ao protótipo SsangYong XIV.
—Muitas modelos aqui são ficha rosa (garotas de programa). Sabe aquela menina nem tão bonita, mas que tem destaque nos grandes estandes? Ela tem grandes chances de ser uma garota "FR".
Muitas garotas chegam ao evento por indicação, mas Isabela foi contatada através do Facebook. Porém a modelo sabe que muitas meninas (algumas envolvidas com prostituição) chegam por indicação da própria marca.
— Elas podem ser feias. Não tem problema. Elas vão ganhar mais por fora depois. Elas dormem com o cara depois. Aí só pega por indicação.
As diferenças perceptíveis entre as marcas mais famosas e as novas são os valores. Segundo a jovem, o salário pago a ela para ficar ao lado do destaque da empresa sul-coreana é o mesmo que uma menina menos atraente recebe para ficar em um veículo comum em marcas como a Ford.
A garota é a única modelo que fica ao lado do destaque da marca (Crédito: Daia Oliver/R7)
—Poderia ganhar mais, mas tudo tem seu lado bom. Sou a única das meninas do estande que fica no carro principal. Quando saio, não tem nenhuma substituta. Atraio mais olhares e ainda posso ter a chance de receber propostas de trabalho. O Wolf Maia passou outro dia e ficou olhando e analisando. Vai que rola uma chance.
Segundo Isabela é importante ter destaque em uma marca menor, porque o Salão atrai muitas atenções: representantes de outras marcas já chegaram a conversar com ela para futuros eventos. A modelo completa que muitas oportunidades surgem ali.
— O Salão do Automóvel é uma vitrine, o lugar mais fácil de fazer contato. Podem rolar convites para figuração, para a área da moda e cultural.
No entanto, nem somente de flores vivem as modelos nestes dias de salão. Um dos exemplos citados por Isabella é a rotatividade das modelos da Fiat.
— Algumas meninas foram embora logo nos primeiros dias do evento. É tudo muito rotativo nas grandes marcas. Ali o trabalho é muito mais complicado e desgastante do que em outras marcas menos conhecidas. Elas têm que mostrar serviço, caso contrário, vão mais cedo pra casa.
A garota chega muito cansada em casa e diz que o networking é uma das principais motivações para continuar com este trabalho. A tática usada por Isabella para enfrentar o desafio é pensar a curto prazo, para ter menor desgaste psicológico e físico.
— É pensar “só mais amanhã”, que assim consigo manter a concentração no trabalho. É muito pesado, mas ainda é vitrine.
—Muitas garotas estão nos estandes por indicação ou prévia seleção das marcas. Por ser o maior evento da área, as marcas e agências se programam durante todo o ano.
Com horário das 13h às 22h, Isabela precisa encontrar tempo em meio à jornada para descansar, ir ao banheiro ou apenas tomar um ar — tudo isso sem perder o sorriso característico das modelos do Salão. A maratona foi cumprida com sucesso, mas houve um momento em que a modelo não conseguiu manter o bom humor após receber a proposta de “jantar” com um visitante.
— Ele me ofereceu R$ 5,5 mil para sair com ele depois que fosse embora do Anhembi. Eu neguei. Fiquei irritada. Não levo na brincadeira. Me respeito e acho que meu corpo e seu valor não são discutíveis. Só por estar sentada no carro, você é prostituta? O cara ainda ficou bravo. Ele não tinha pinta de quem conseguia esse dinheiro facilmente. Penso que ele guardou dinheiro o ano inteiro e veio pro salão pra tentar sair com uma menina.
Jovem recebeu proposta de "jantar" de R$ 5.500 de visitante do evento (Crédito: Daia Oliver/R7)
Em outro momento, um jovem ficou por seis horas em frente ao veículo conceito onde Isabela se posiciona. Segundo a garota o menino passou todo esse tempo apenas admirando-a. Próximo ao horário de encerramento da visita, ela não sabia como ia embora e, ainda por cima, o jovem fazia coraçãozinho para a garota. No começo, pensava que era comum. Depois, começou a ficar assustada.
— Acho que é uma síndrome de fã. Eu não sou nada. Só por estar em cima de um carro, eles querem falar comigo. Eu desci, me troquei na sala e quando voltei ele já não estava lá. Ainda bem, pois teria que chamar a segurança para ir embora.
Desde o dia 23 de outubro, dia em que foi realizada a coletiva da marca, Isabela está trabalhando no salão,na qual Isabela está junto ao protótipo SsangYong XIV.
—Muitas modelos aqui são ficha rosa (garotas de programa). Sabe aquela menina nem tão bonita, mas que tem destaque nos grandes estandes? Ela tem grandes chances de ser uma garota "FR".
Muitas garotas chegam ao evento por indicação, mas Isabela foi contatada através do Facebook. Porém a modelo sabe que muitas meninas (algumas envolvidas com prostituição) chegam por indicação da própria marca.
— Elas podem ser feias. Não tem problema. Elas vão ganhar mais por fora depois. Elas dormem com o cara depois. Aí só pega por indicação.
As diferenças perceptíveis entre as marcas mais famosas e as novas são os valores. Segundo a jovem, o salário pago a ela para ficar ao lado do destaque da empresa sul-coreana é o mesmo que uma menina menos atraente recebe para ficar em um veículo comum em marcas como a Ford.
A garota é a única modelo que fica ao lado do destaque da marca (Crédito: Daia Oliver/R7)
—Poderia ganhar mais, mas tudo tem seu lado bom. Sou a única das meninas do estande que fica no carro principal. Quando saio, não tem nenhuma substituta. Atraio mais olhares e ainda posso ter a chance de receber propostas de trabalho. O Wolf Maia passou outro dia e ficou olhando e analisando. Vai que rola uma chance.
Segundo Isabela é importante ter destaque em uma marca menor, porque o Salão atrai muitas atenções: representantes de outras marcas já chegaram a conversar com ela para futuros eventos. A modelo completa que muitas oportunidades surgem ali.
— O Salão do Automóvel é uma vitrine, o lugar mais fácil de fazer contato. Podem rolar convites para figuração, para a área da moda e cultural.
No entanto, nem somente de flores vivem as modelos nestes dias de salão. Um dos exemplos citados por Isabella é a rotatividade das modelos da Fiat.
— Algumas meninas foram embora logo nos primeiros dias do evento. É tudo muito rotativo nas grandes marcas. Ali o trabalho é muito mais complicado e desgastante do que em outras marcas menos conhecidas. Elas têm que mostrar serviço, caso contrário, vão mais cedo pra casa.
A garota chega muito cansada em casa e diz que o networking é uma das principais motivações para continuar com este trabalho. A tática usada por Isabella para enfrentar o desafio é pensar a curto prazo, para ter menor desgaste psicológico e físico.
— É pensar “só mais amanhã”, que assim consigo manter a concentração no trabalho. É muito pesado, mas ainda é vitrine.
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