Do UOL, em Florianópolis (SC)
A traseira dos modelos também teve alterações, com as lanternas do Gol parecendo menores que antes devido a um ressalto na quinta porta. A mudança é bem-vinda: o carro ficou parecido com o atual Polo europeu.
Já no Voyage as lanternas espicharam, passando a invadir o porta-malas, tendência mundial de design quando se trata de sedãs de maior porte (antes as lanternas limitavam-se aos paralamas).
Lançados em datas distintas em 2008 (primeiro o hatch), agora as trajetórias de Gol e Voyage ficam entrelaçadas mais fortemente. Falta ainda a Volks mexer na picape Saveiro.
Na apresentação estática dos carros a Volks preferiu não liberar os preços oficiais de Gol e Voyage, mas revistas especializadas (entre elas, a Car and Driver, parceira de UOL Carros) têm os valores desde evento anterior, específico para elas, e os colocaram no ar já nesta terça à noite. Esses preços estão reproduzidos abaixo:
GOL
1.0: R$ 27.990
1.6: R$ 31.890
1.6 I-Motion: R$ 34.490
1.6 Power: R$ 38.290
1.6 Power I-Motion: R$ 40.890
VOYAGE
1.0: R$ 29.990
1.6: R$ 34.590
1.6 I-Motion: R$ 37.190
1.6 Comfortline: R$ 40.890
1.6 Comfortline I-Motion: R$ 43.490
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Traseira do Gol (acima) recebeu volume na quinta porta, entre as lanternas, e ficou com jeito de Polo europeu; já o Voyage (abaixo) teve as lanternas espichadas para a tampa do porta-malas
As versões mais caras de Gol e Voyage seguem usando o motor VHT de 1,6 litro, que pode vir conjugado à transmissão automatizada I-Motion.
Gol e Voyage em detalhes
Foto 2 de 17 - Voyage foi (re)lançado em setembro de 2008, alguns meses depois do novo Gol; agora, carros seguem juntos Divulgação
O Gol oferece ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador (itens não usados em sedãs). Além disso, há detalhes que nem aparecem na lista de equipamentos, mas que mostram o desejo de um upgrade na gama dos compactos: como no Polo, um leve toque na alavanca de seta a aciona por três vezes, para breve sinalização de direção, útil numa troca de faixa; e há alerta sonoro de faróis ligados.
Freios com ABS (antitravamento) e airbags frontais são de série apenas nas versões topo de gama Power (Gol) e Comfortline (Voyage), com motor 1.6 -- mas isso terá de mudar dentro de um ano e meio, quando serão obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil. Ar-condicionado e direção hidráulica também são exclusividades das variações mais caras de Gol e Voyage. Há uma grande lista de pacotes de opcionais, como é praxe no caso de Volks e Fiat. Leia com atenção aqui (Gol) e aqui (Voyage).
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