Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

NAÚTICO ESTREIA NA SÉRIE A COM DERROTA FORA DE CASA



Foto: Antônio C. Mafalda/ Futura Press
Apesar da competência na parte defensiva, o Náutico não conseguiu segurar o Figueirense e perdeu por 2x1 no estádio Orlando Scapelli, em Florianópolis, na estreia da Série A do Campeonato Brasileiro. O Timbu segurou o empate até os últimos minutos, mas sofreu o gol da derrota aos 49 do segundo tempo com Caio. Fernandes abriu o placar para os catarinenses, enquanto Araújo anotou para o Náutico.
Além de lamentar o gol no fim da partida, o Timbu também deve estar frustrado com o desperdício no ataque. O Náutico chegou a ficar perto de abrir o placar em pelo menos dois lances da partida. No entanto, as falhas de finalização impediram que um resultado melhor surgisse.
O JOGO - O Náutico foi para Florianopólis encarar o Figueirense com um objetivo em mente, se defender e apostar nos contra-ataques para sair vencedor. Armando com uma linha de quatro defensores natos e três volantes, o Timbu fechou a porta para os donos da casa e impediu principalmente a penetração pelo meio da área.

O Figueirense até detinha mais posse de bola e tomava a iniciativa da partida. No entanto, faltava mais velocidade contra um time bastante compacto em campo. O alvinegro catarinense pouco exigiu de Gideão na primeira etapa.

Para a tática do Náutico funcionar de maneira perfeita, faltaram apenas as jogadas de contra-ataque. Cleverson e Ramón até tentaram puxar alguns lances de contragolpe, mas faltaram mais peças para dialogar com eles lá na frente. Araújo ficou isolado e acabou sendo pouco acionado durante o primeiro tempo. Se por um lado o Figueirense não conseguia agredir, do outro o Timbu pouco conseguia criar. O jogo ficou de toques sem sucesso e desarmes de um lado para o outro.

Com as defesas bem postadas, restou as duas equipes arriscar chutes de fora da área. O primeiro a tentar foi Auremir aos 34. O lateral dominou a bola pela direita e soltou um belo chute assustando o goleiro Wilson. O Figueirense responderia logo em seguida com Roni aos 38. O avançado recebeu bola no meio e arriscou o chute. A bola, no entanto, foi para fora.

Como os dois times não tiveram sucesso no ataque, o placar de 0x0 acabou por ser justo no fim do primeiro.

SEGUNDO TEMPO - A etapa complementar começou com duas boas chances para ambos os lados. Com menos de um minuto, Araújo desceu pelo meio cara a cara com o goleiro Wilson, mas chutou para fora desperdiçando a melhor oportunidade da partida até então. Em seguida, aos 3, Túlio recebeu bola na esquerda de área e chutou forte assustando Gideão.

O que parecia ser um segundo tempo diferente do primeiro, contudo, acabou não se confirmando. O Náutico continuou fechadinho atrás causando muitas dificuldades de criação ao Figueirense que sem alternativas de jogo, passou a arriscar de fora da área sem muito sucesso.

Araújo ainda teve mais duas boas chances para o Náutico. Na melhor delas, em rápido contra-ataque, o avançado alvirrubro ficou outra vez cara a cara com Wilson. A conclusão, porém, foi equivocada.

O castigo do desperdício alvirrubro viria pouco tempo depois. Aos 30, Fernandes dominou a bola na entrada da área e chutou no cantinho sem chances para Gideão. 1x0 Figueirense.

Visto como vilão, Araújo conseguiu se redimir pouco tempo depois em cobrança de pênalti assinalado pelo árbitro Arílson da Anunciação, aos 34. O atacante Timbu cobrou com perfeição e empatou a partida.

Nos minutos finais, a situação do Náutico ficou delicada. O zagueiro Márcio Rosário recebeu o segundo amarelo e foi expulso da partida. Com um jogador a mais, o Figueirense pressionou até o último minuto de partida. Tanta inistência deu resultado aos 49. Após bola cruzada na área, Caio tentou uma bicicleta que foi defendida por Gideão, no rebote, porém, o meia não perdoou e mandou para o fundo das redes. O gol no apagar das luzes foi o último lance da partida.
Ficha da partida - Figueirense 2x1 Náutico

Figueirense: Wilson; Pablo (Coutinho), Canuto, Sandro e Guilherme; Igor, Caio, Túlio e Luiz Fernando (Fernandes); Roni e Toró (William). Técnico: Argel

Náutico: Gideão; Auremir, Cesinha, Ronaldo Alves e Márcio Rosário; Elicarlos, Souza (Glaydson), Derley, Cleverson (Lúcio) e Ramón(Ramirez); Araújo. Técnico: Alexandre Gallo.

Competição: Campeonato Brasileiro - Série A. Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis. Árbitro: Arilson da Anunciação (BA). Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Adson Lopes Leal (BA). Gols: Fernandes(Figueirense) aos 30 do segundo tempo, Araújo (Náutico) aos 34 e Caio aos 49. Amarelos: Caio, Canuto e Sandro para o Figueirense; Souza e Márcio Rosário para o Náutico. Vermelho: Márcio Rosário.
Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário